Empreendedorismo na saúde é discutido durante workshop do Sindhospi
Workshop é promovido pelo Sindhospi.

Foi realizado neste sábado, 29 de outubro, no auditório da Microserv Store, zona leste de Teresina, o Workshop “Empreendedorismo na Saúde, promovido pelo Sindicado dos Hospitais do Piauí (Sindhospi), em parceria com o Sebrae-PI.

Com a presença de Maria Aureni Lima, coordenadora estadual da carteira de comércio e serviço do Sebrae-PI, e também de Helder Freitas, gestor do projeto Fortalecimento do Polo Empresarial de Saúde de Teresina do Sebrae, médicos, contadores e gestores da área de saúde, puderam assistir grandes palestras apresentadas por profissionais renomados no estado do Piauí, como a advogada e contadora, Luciana Evangelista Batista dos Santos, o auditor fiscal da Receita Federal, João Luiz dos Santos, o advogado Antonio Claudio da Silva e da mestre e doutora em Políticas Públicas pela UFPI, Susane Castro.

O evento abordou temas atuais que envolvem as empresas do setor de saúde que estão cada vez mais preocupadas em se adequarem ao novo cenário econômico. A programação contou com as palestras: Pejotização dos profissionais da área da saúde; A estruturação das empresas da área da saúde; Endividamento empresarial- como fazer nos momentos de crise; e Gestão de acreditação na saúde.

Abrindo a rodada de palestras, a advogada e contadora, Luciana Evangelista dos Santos, apresentou aspectos sobre “Pejotização dos profissionais   da área da saúde”, instrumento usado por muitos médicos para prestar e faturar seus serviços, sendo a formalização dos serviços feita por meio de contrato firmado entre a pessoa jurídica contratante e a contratada, do profissional que vai prestar o serviço.

Outro palestrante do encontro, o contador e auditor fiscal da Receita Federal, João Luiz dos Santos, discutiu sobre “A estruturação das empresas da área da saúde”, destacou a importância da escolha de um modelo societário na hora de abrir uma empresa.

“Antes de investir no seu negócio, é preciso observar como está a sua declaração de renda da pessoa física para verificar e disponibilidade patrimonial e compor o capital da empresa. Além disso, você deve analisar a tendência do mercado para que seu empreendimento tenha sucesso e lhe devolva retorno”, explica João Luiz.

Com o tema “Endividamento empresarial- como fazer nos momentos de crise”, o professor e advogado, Antonio Claudio da Silva, proferiu uma palestra motivadora para os empresários que passam ou podem passar por momentos de aperto financeiro, mostrando como reagir a essas dificuldades.

“Quando a empresa está endividada, o empresário perde foco no próprio negócio e só pensa na divida. Então, ele teria que ter uma estratégia de apoio de voltar a focar no seu negócio e saber repactuar e negociar essas dívidas, porque vale apena buscar novos negócios, porque a economia estará se recuperando nos próximos meses”, ressalta o advogado.